quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Eram os Deuses Astronautas?

Turma,segue o link desse livro para os interessados no assunto!!!!
Leiam e tirem suas conclusões!!!https://docs.google.com/leaf?id=0B68OaKXTsrwqMjAyODZjMDQtODEzMy00ZWExLThlODctNzFlZGJlOTliMzkx&hl=pt_BRclique aqui!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

QUEM FOI MALBA TAHAN!!!


       

       É IMPRECIONANTE COMO NOS BRASILEIROS NÃO DAMOS O DEVIDO RESPEITO E ADMIRAÇÃO ÀQUELES BRASILEIROS QUE REALMENTE PRESTAM UM SERVIÇO VERDADEIRAMENTE IMPORTANTE PARA O BRASIL E O MUNDO !ISSO ACONTECEU POR EXEMPLO COM O NOSSO GRANDE PATATIVA DO ASSARÉ QUE PELO QUE CONSTA,SÓ PASSOU A TER O DEVIDO RESPEITO PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO BRASILEIRA DEPOIS QUE AS UNIVERSIDADES DA EUROPA JA O CONHECIA E O REVERENCIAVA COMO POETA POPULAR.
       FATO PARECIDO ACONTECE COM OUTRO GRANDE GÊNIO BRASILEIRO  CHAMADO JULIO CÉSAR DE MELO E SOUSA MUITO CONHECIDO PELO NOME DE MALBA TAHAN.ESSE ILUSTRE ESCRITOR DE FÁBULAS MATEMÁTICAS QUASE NUNCA É LEMBRADO PELAS UNIVERSIDADES E DIFICILMENTE ENCONTRA-SE UM ESTUDANTE DE MATEMÁTICA E OUTRAS CIENCIAS EXATAS QUE TENHA LIDO ALGUMA OBRA SUA.
        FALO ISSO POR EXPERIENCIA PROPRIA POIS CURSEI MATEMATICA ,FISICA E ENGENHARIA NAS UNIVERSIDADES DO CEARA E NUNCA OUVI UM PROFESSOR FALAR A SEU RESPEITO.
      TALVEZ O PROBLEMA É QUE ELE TENHA NASCIDO NO BRASIL E POR ISSO NÃO MEREÇA TANTA CONSIDERAÇÃO.SE ELE TIVESSE NASCIDO NOS ESTADOS UNIDOS OU NA EUROPA,TALVEZ SEUS LIVROS SERIAM LEITURA OBRIGATÓRIA NOS CURSOS SUPERIORES!
http://www.juraemprosaeverso.com.br/Biografias/MalbaTahan.htm   Conheça sua Biografia!!!!

   

EFEITOS DA CORRENTE ELÉTRICA NO CORPO HUMANO!

A corrente elétrica pode ser fatal para o ser humano e, existem vários cuidados que devemos tomar a fim de evitar os efeitos da corrente elétrica que descreverei aqui. Assim, antes de qualquer contato com eletricidade devemos saber quais são estes cuidados.
(confira esta ilustração e várias outras, em alta resolução, no blog do amigoTainan Rocha)
As lesões que as pessoas podem sofrer são diversas entre elas vamos ressaltar as quedas provocadas pelo choque, queimaduras e por fim a eletrocussão que é a morte causada por corrente elétrica.
Os efeitos que a corrente elétrica pode causar no corpo humano dependem de vários fatores, os mais expressivos são: O trajeto que a corrente elétrica perfaz no corpo humano e a intensidade da corrente. Além destes fatores devemos saber como a pessoa entrou em contato com a corrente elétrica, separei três maneiras e vamos utilizá-las para organizar nossa analise, as maneiras são: atingida por um raio, contato com um corpo eletrizado e contato com circuito energizado.
1 - Quando um ser humano é atingido por um raio ele recebe uma grande descarga de energia. A corrente elétrica provoca graves queimaduras, lesa os tecidos nervosos e cerebrais, contrai os músculos, provoca coágulos, e pode paralisar a respiração. Neste caso, podem ocorrer queimaduras graves ou até mesmo a eletrocussão.
Esta descarga elétrica é causada por uma diferença de potencial entre a atmosfera e a superfície da terra, esta descarga acontece em pontos onde distância entre as partes for menor. Por isso não devemos ficar próximos de árvores quando esta chovendo.
2 - No contato com corpo eletrizado a pessoa recebe um choque de pequena duração. Na maioria das vezes este choque apenas causa um pequeno desconforto, mas, dependendo da intensidade da corrente, pode causar algumas queimaduras. Isso pode se agravar se o corpo estiver molhado. A nossa pele é um bom isolante quando está seca, mas essa resistência cai muito quando molhada, assim, ao passar pelo corpo humano molhado a corrente elétrica causa graves queimaduras.
Muitos são os relatos de pessoas que recebem um choque ao sair do carro e encosta na lataria, ou quando estão chegando em casa e pegam num portão de metal. Isso ocorre porque estes corpos estão eletrizados e parte das cargas elétricas é transferida para o corpo da pessoa.
3 – O contato por circuito energizado é o mais comum no nosso dia-a-dia e, todas as lesões mencionadas acima podem ocorrer neste caso.
Dependendo do percurso da corrente no corpo humano ela pode causar muitas lesões e até a morte. Nosso corpo conduz eletricidade e dependendo do percurso da corrente elétrica, a resistência do corpo pode mudar, trazendo com isso mudanças na intensidade da corrente. Quanto maior a intensidade da corrente elétrica mais grave será a lesão, ou lesões que a pessoa terá. As lesões no organismo humano também se agravam quando a corrente elétrica passa por órgãos vitais, fazendo com que eles parem, na grande maioria dos casos, causando a morte.
Quando uma pessoa recebe este choque, seus músculos são contraídos e ela pode ficar presa no condutor da corrente elétrica, aumentando o tempo de contato e agravando as lesões.
Este tipo de choque pode matar a pessoa imediatamente, deixá-la inconsciente ou provocar uma queda onde as lesões também poderão ser graves. Muitas pessoas morrem ao tentar cortar galhos de árvores que estão perto de instalações elétricas.
www.efeitojoule.com

10 cientistas mais importantes de todos os tempos!

Eles tiveram ideias e fizeram descobertas que transformaram o mundo. Seus pensamentos explicaram desde o funcionamento das forças que regem o cosmo até o que acontece no nosso corpo e mente. Graças a eles o ser humano conseguiu compreender e dominar muitos aspectos da natureza, de coisas que antes eram atribuídas à vontade de deuses ou demônios. Entre todos os cientistas que ao longo da história têm contribuído para isso alguns destacam-se por sua genialidade. Eles são os cientistas mais influentes de todos os tempos.
einstein
© istockphoto/Jose A.Santiso
Foi principalmente desde o fim da Idade Média que a humanidade começou a desenvolver uma concepção científica do mundo. Naqueles tempos, a ideia de que há leis na natureza que regem todos os fenômenos começou a se sobrepor a superstições e ao medo da magia. A matemática, que vinha se desenvolvendo desde o antigo Egito, foi a base das descobertas extraordinárias que começaram a acontecer. Os responsáveis por isso foram homens que usaram a ciência para iluminar os caminhos da civilização, com conquistas tecnológicas, médicas e sociais, entre outras, praticamente inimagináveis há apenas alguns séculos. Conheça nas páginas a seguir quem são dez dos mais influentes cientistas de todos os tempos, apresentados em ordem cronológica.

Nicolau Copérnico (1473-1543)

Nicolau Copérnico
© iStockphoto.com /GeorgiosArt
A partir de suas observações do céu a olho nu, pois a luneta ainda não havia sido inventada, o polonês Nicolau Copérnico fez uma descoberta que causou a primeira grande revolução em nossa concepção do universo. Estudioso de astronomia, matemática e medicina, ele escreveu "Sobre as Revoluções das Esferas Celestes", na qual afirmou que a Terra gira em torno de seu próprio eixo uma vez por dia e em torno do Sol uma vez por ano. Numa época em que os dogmas da então poderosa Igreja Católica afirmavam que a Terra ficava parada no espaço e era o centro do universo, a descoberta de Copérnico era fantástica e ousada. Sua concepção de heliocentrismo, ainda que imperfeita, pois previa órbitas circulares dos planetas em torno do Sol, quando na verdade elas são elípticas, iniciou um fabuloso processo de descobertas astronômicas e físicas nas décadas a seguir.

O que é um Buraco Negro?

As estrelas não duram para sempre. Embora não sejam seres vivos, cada uma tem um ciclo que vai do seu nascimento, envolta numa nuvem de gás como um recém-nascido ainda molhado pela placenta da mãe; passa pela maturidade, que na Astronomia recebe o nome de “seqüência principal”, e por fim chega à morte, a extinção de seu brilho.

Cada estrela tem um ciclo parecido, mas a duração e o modo como morrem pode variar bastante (assim como os seres vivos!). Diz-se que uma entre cada cem estrelas que chegam ao seu último momento de existência faz de seu “canto de cisne” um evento formidável. Elas explodem violentamente difundindo de uma só vez energia equivalente a um bilhão de sóis e se fazem notar entre as estrelas de toda a galáxia. São as supernovas.

Após a explosão das supernovas de grande massa, pensa-se que o núcleo da estrela original seria capaz de se contrair, sob ação da força de gravidade, até se transformar num buraco negro.

No interior de um buraco negro a concentração de matéria é tão grande que nada pode escapar. Nem mesmo a luz (daí porque é chamado “negro”) que é um tipo de radiação, formada por partículas chamadas fótons.

Os buracos negros são uma das mais importantes descobertas científicas de todo o século XX. Em seu interior as leis que regem o Universo parecem desmoronar-se, junto com nossos conceitos sobre tempo e espaço. O inexplicável, o desconhecido reside nas entranhas desse monstro, capaz de alimentar-se de outras estrelas e, para alguns, acabar por engolir todo o Universo.
Como nascem as estrelas
QUANDO O SOL EXTINGUIR SUA LUZ, daqui a cerca de cinco bilhões de anos, o destino da Terra e de todo o sistema solar interior será bastante cruel.

Nossa estrela mãe não tem massa suficiente para terminar seus dias explodindo como uma supernova, mas seu desequilíbrio final vai transformá-la numa estrela gigantesca, que engolirá os planetas mais próximos, calcinando-os.

Mas pelo menos eles não serão derretidos por uma supernova. Não haverá um buraco negro no lugar do Sol. Buracos negros são o último estágio na evolução de uma estrela com muita massa; entre 8 a 15-20 vezes mais que o Sol.

As estrelas surgem de imensas nuvens compostas de pequenas partículas de matéria – comumente chamadas simplesmente de poeira – e de gás hidrogênio, que existe em abundância no Universo.

Muitas vezes essas nebulosas permanecem em equilíbrio, tranqüilas como as nuvens em nosso céu. Mas é preciso pouco para lhes tirar deste estado, fazendo com que a própria atração gravitacional produza uma contração incessante em certos pontos, ou nódulos da nuvem de gás e poeira.

A nebulosa também começa a girar e à medida que aumentam a temperatura e a pressão em seu interior forma-se um ou mais corpos, tão quentes e massivos, que em dado momento passam a acontecer reações termonucleres em seu interior, produzindo muita luz e energia. Assim nasce uma estrela.
Surge um buraco negro
DEPOIS DE PERMANECER UM LONGO TEMPO BRILHANDO FORTE e convertendo o seu hidrogênio em hélio, as estrelas entram em colapso. É aí que seus destinos dependem de quão grandes elas são. As muito massivas, como já vimos, explodem. No lugar das supernovas o núcleo original da estrela, que serviu de “apoio” para a explosão, se contraí. Às vezes surge em seu lugar uma pequena estrela que gira como um farol: é o pulsar.

Buraco negro distorce o espaço ao redor, agindo como uma lente gravitacional. Concepção artística.
Outras vezes o núcleo não pára mais de se contrair e nasce um buraco negro. Mesmo sendo invisível, sua presença é palpável. A matéria adicionada em um disco ao redor de um buraco negro emite raios X – e foi assim que sua existência foi confirmada. Uma fonte denominada Cygnus X-1, na constelação de Cisne, foi provavelmente o primeiro buraco negro descoberto pelos astrônomos, em 1971.

Hoje, há fortes suspeitas que o centro da Via Láctea – a galáxia onde vivemos – abrigue um super buraco negro, milhões de vezes mais massivo que o Sol. Ou então vários de menor massa.

Fonte:www.zenite

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Aprendiz de Marinheiro

As Escolas de Aprendizes-Marinheiros da Marinha do Brasil oferece 2.200 vagas.

As inscrições poderão ser realizadas, em nível nacional, na página oficial da DEnsM, no endereço www.ensino.mar.mil.br, no link "Concursos".
As inscrições poderão ser solicitadas somente entre 08h00 do dia 01 de fevereiro e 23h59 do dia 28 de fevereiro de 2011, horário oficial de Brasília/DF.Acesse o link!!!https://www.ensino.mar.mil.br/index1.html

Mago da Fisica

O Mago da Física é um portal criado pelo professor Amadeu Albino Junior e tem como um dos objetivos torna o ensino de Física mais divertido.Nessa página você ira encontrar inúmeros experimentos que poderão servir como sugestão para Feira de Ciências além de um gama de assuntos relacionados ao ensino e pesquisa em Fisica.http://www.magodafisica.com.br/index.htm.Não deixe de visitar essa página!!!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física

É um grupo de professores da rede estadual de ensino de São Paulo coordenados por docentes do Instituto de Física da USP. O objetivo do grupo é elaborar uma proposta de ensino de Física para o ensino médio (2º grau) que esteja vinculada à experiência cotidiana dos alunos, procurando apresentar a eles a Física como um instrumento de melhor compreensão e atuação na realidade.Excelente para a preparação para o ENEM. Clique aqui e tenha acesso aos livros!!!!

Prova do ENEM 2010

baixe aqui!!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Piada de Matemática (Lógica matemática)

PARA DESCONTRAIR!!!!

Deus é amor.
O amor é cego.
Steve Wonder é cego.
Logo, Steve Wonder é Deus.


Nada é melhor que a felicidade eterna.
Um tomate já é melhor do que nada.
Logo, um tomate é melhor que a felicidade eterna.


Tudo o que é raro é caro.
É raro uma coisa boa e barata.
Logo, o que é bom e barato, é caro!


Imagine um pedaço de queijo suíço,
daqueles bem cheios de buracos.
Quanto mais queijo, mais buracos.
Cada buraco ocupa o lugar em que haveria queijo.
Assim, quanto mais buracos, menos queijo.
Quanto mais queijos mais buracos,
e quanto mais buracos, menos queijo.
Logo, quanto mais queijo, menos queijo!


Toda regra tem exceção.
Isto é uma regra.
Logo, deveria ter exceção.
Portanto, nem toda regra tem exceção.


Disseram-me que eu sou ninguém.
Ninguém é perfeito.
Logo, eu sou perfeito.
Mas só Deus é perfeito.
Portanto, eu sou Deus.
Se Steve Wonder é Deus,
então eu sou Steve Wonder...

Teste do Q.I

Acesse e veja se você é capaz de solucionar esse divertido desafio!!!